Normalmente eles são os menores, mas estão bem longe de ser o ponto menos importante de uma casa. Por isso, a reforma de banheiro deve ser pensada com muito cuidado.
“É interessante notar que, assim como os eletrônicos possuem um andamento de tecnologia avançado, as facilidades que vem surgindo no mercado referente a banheiros também não ficam para trás. Quem não quer ter um apartamento lindo que te faça se sentir bem em casa?”, comenta o engenheiro civil André Cardoso, da Materialize Reformas.
Confira agora uma lista com 18 dicas de planejamento e escolha de materiais para reforma de banheiro. Ela foi elaborada, inclusive, com informações passadas pelo engenheiro civil André Cardoso, da Materialize Reformas, e os arquitetos Daniel Szego e Caio Malatesta.
1. Verifique as condições gerais do banheiro

FOTO: ISTOCK
Antes de iniciar qualquer tipo de reforma em um banheiro, o mais importante é verificar se não há vazamento ou infiltração nas paredes e pisos. Outro detalhe importante é conferir os registros e as tubulações de água e esgoto. Caso estejam velhas, será o momento ideal para troca. Se você não está certo sobre a necessidade da reforma do banheiro todo, cheque também:
– Se há manchas ou escurecimento do piso e revestimentos em geral;
– Se há pisos e revestimentos descolando, soltando ou “oco”;
– Se os registros estão vazando ou não fecham;
– Se há mofo nas paredes, piso ou no teto;
– Se o forro ou teto do banheiro estão amarelando.
2. Contrate uma equipe especializada

FOTO: ISTOCK
Conte com profissionais qualificados para receber orientações mais precisas. São eles que saberão indicar as soluções ideais para chegar aos resultados que você deseja.
3. Observe as regras do condomínio

FOTO: ISTOCK
Se você mora em prédio, confirme com o síndico os horários em que a obra pode ser realizada. Conversar com o vizinho do andar de baixo é crucial. Dependendo de como o edifício foi construído, você terá que contar com auxílio dele para realizar os reparos.
Com ajuda profissional, cheque minuciosamente os detalhes da planta, atentando para onde estão os canos e colunas. Essa análise é ainda mais importante no caso de instalação de banheiras. Cheque se a estrutura tem como suportar o peso dela – em alguns casos, não é possível ter o equipamento.
4. Defina o estilo do seu banheiro

FOTO: ISTOCK
Identificados os possíveis problemas estruturais, chegou o momento de pensar em qual será a nova cara do seu banheiro. “O ideal é que o banheiro não destoe negativamente do restante da casa. É interessante que a área siga o estilo da residência, seja ele qual for”, comenta Cardoso.
5. Cor

FOTO: ISTOCK
As cores da moda atualmente são os tons pastéis e também cinza claro, linho e fendi. Esta última tem causado um verdadeiro frisson no universo da decoração é a queridinha do momento.
6. Pintura

FOTO: ISTOCK
Muitas pessoas ainda são reticentes ao uso da pintura nos banheiros. Contudo, a modernidade chegou também ao mundo das tintas e há tipos específicos para este fim. A única ressalva é com relação a área do box.
Já as outras, que não têm contato com grandes volumes de água, só com vapor, podem receber este tipo de acabamento tranquilamente. Só é necessário fazer o preparo adequado e escolher o tingimento certo: a tinta tem que ser ou acrílica ou epóxi. Esta última é a melhor – alguns arquitetos chegam a “liberá-la”, inclusive, para as áreas molhadas.
Prefira os produtos com tratamento antimofo. A dica de ouro dos arquitetos é um cuidado extra com relação aos rodapés, que precisam ser mais altos quando as paredes são pintadas.
7. Papel de parede

FOTO: REPRODUÇÃO / RICO MENDONÇA
Olha a tecnologia aí de novo! Hoje em dia há papéis de parede específicos para serem usados em áreas úmidas, como os banheiros. Embora eles possam se desgastar com relativa rapidez, são uma ótima solução para mudar o banheiro sem precisar de grandes investimentos, quebradeira e sujeira. De acordo com os profissionais, os vinílicos e os laváveis são os mais indicados.
8. Revestimento 3D

FOTO: REPRODUÇÃO / DANIEL KALIL
Junto com os desenhos geométricos, um dos elementos mais em voga hoje em dia, quando falamos em decoração, é o revestimento 3D. Ele traz mais classe e modernidade para qualquer ambiente, inclusive para os banheiros.
Nesta área, os modelos de PVC são os mais indicados. Isso porque eles são mais fáceis de limpar e mais resistente a ambientes úmidos.
9. Iluminação indireta

FOTO: REPRODUÇÃO / CRISTIANE VASSOLER
Assim como a pintura, o papel de parede e o revestimento 3D, a iluminação é outra opção de mudança que, normalmente, não requer tanto quebra-quebra. A iluminação indireta, com lâmpadas em sancas e espelhos, continua sendo uma alternativa elegante e moderna.
Contudo, sua aplicação requer estratégia. É necessário estudar bem o local para checar os melhores lugares para os pontos de luz. Do contrário, há o risco de ter sombra justamente no espelho de maquiagem, por exemplo.
10. Cromoterapia

FOTO: REPRODUÇÃO / POLIEDRO ARQUITETURA
Se for mexer na iluminação, pode considerar a instalação de lâmpadas coloridas. Escolha a sua preferida considerando os efeitos de cada cor segundo a cromoterapia. Para relaxamento, os tons de azul costumam ser os mais indicados.
11. Aromas

FOTO: ISTOCK
Além das cores, os aromas também ajudam a tornar o ambiente mais agradável e relaxante. Considere incluir na decoração do seu banheiro difusores, velas perfumadas e até mesmo plantas aromáticas.
12. Plantas

FOTO: REPRODUÇÃO / GISLENE LOPES
Não só as aromáticas, mas as plantas, de um modo geral, são bem-vindas no banheiro. A única exigência é que o ambiente tenha luz natural, mesmo que pouca. As espécies mais indicadas são as de sombra ou meia sombra.
E lembre-se que as folhosas são mais fáceis de cuidar que as floridas. Além de melhorar o ar e controlar a umidade, elas ajudam na redução de bactérias, acalmam e, claro, embelezam o ambiente.
13. Tubulação aparente

FOTO: REPRODUÇÃO / HUG ARQUITETURA
Decoração de casa com pegada industrial não é exatamente uma novidade. O estilo surgiu quase sete décadas atrás. E a proposta voltou com tudo há cerca de seis anos, pelo menos. Ela aparece como alternativa para espaços pequenos e, dependendo de como o projeto for conduzido, pode até gerar alguma economia.
No caso do banheiro, é a tubulação aparente que vai dar ares de fábrica ao espaço. Cardoso também sugere o uso de tijolo tipo brique, que só não pode ser utilizado em áreas molhadas, como é o caso do box.
14. Menos é sempre… mais!

FOTO: REPRODUÇÃO / VANESSA KAIRIYAMA
O conceito minimalista é contemporâneo ao industrial, que vimos acima. Contudo, ele sugere ambientações mais limpas. Privilegia as texturas e formas em detrimento das cores em abundância e do excesso de objetos.
Tem um ar frio e sóbrio e é a melhor opção para quem busca sofisticação e elegância no projeto. Pode tanto ser aplicado de forma bem pura, sem nenhuma extravagância, quanto permite trazer um único objeto que se destaque e vire ponto focal do ambiente.
15. Água que cai do céu

FOTO: REPRODUÇÃO / AQUILES NICOLAS KILARIS
Não é exatamente como trazer a sensação de banho de chuva para dentro de casa, mas os chuveiros de teto costumam ter mais vazão de água. Outra vantagem é que a altura de quem usa não interfere na colocação. Além disso, traz ares de modernidade para o ambiente. Sem contar na possibilidade de instalação de luzes LED para cromoterapia.
16. Elementos duplos

FOTO: REPRODUÇÃO / LILIANA ZENARO
Dependendo do tamanho do banheiro e do estilo de vida, uma boa pedida é apostar nos elementos duplos. Eles facilitam muito a rotina do casal. Duas cubas e até mesmo dois chuveiros em um mesmo local ajudam os moradores a tocar sua rotina de higiene com mais rapidez e autonomia, sem depender do tempo do outro.
17. Cuba do lado de fora

FOTO: REPRODUÇÃO / CLAUDIA ARAKAKI
Banheiros menores requerem outras estratégias para otimizar a sua função. Uma delas é colocar o lavatório fora do cômodo. Mais uma vez, casais e famílias vêem seu dia-a-dia se tornando mais simples e com a rotina mais independente.
18. Espelhos

FOTO: REPRODUÇÃO / PATRICIA COVOLO
Eles simplesmente não podem faltar no banheiro! Além da funcionalidade mais óbvia, ele ainda é um importante elemento de decoração. Sem contar que ele melhora bastante o aspecto do banheiro, fazendo com que o espaço pareça maior, mais amplo. Dê preferência para os modelos que não embaçam.