As características do apartamento escolhido interferem diretamente na avaliação e preço do imóvel. Apartamentos similares podem ter valores muito diferentes dependendo de alguns aspectos.
Veja os critérios que influenciam essa questão:
1. Características do imóvel
Esse ponto pode fazer com que seu preço diminua, mesmo que seja bem localizado ou espaçoso. Esse costuma ser o caso de imóveis antigos, que tendem a ter problemas de fiação e encanamento.
Outro fator relevante é se a propriedade é usada, nova ou ainda está na planta. Geralmente, os primeiros e os últimos são mais baratos. A diferença entre eles é que, no terceiro caso, o apartamento tende a valorizar depois de finalizado. Por isso, vale mais a pena!
Espaços bem aproveitados também tendem a ser mais valorizados, mesmo que o imóvel seja menor. Isso porque os cômodos têm boas dimensões e estão bem distribuídos.
2. Localização
Esse é um dos pontos principais que definem o valor do imóvel. Quanto mais procurado for o bairro, maior é o preço do metro quadrado. Ruas mais tranquilas e imóveis próximos a centros comerciais também tendem a ser mais valorizados.
3. Preço médio da região
Os diferentes fatores que influenciam o preço do apartamento podem sofrer variações, mas é possível encontrar uma média de valor por metro quadrado em cada região. Isso explica um apartamento de um quarto custar R$ 90 mil em um bairro e R$ 200 mil em outro, por exemplo.
Perceba que esses aspectos são simplificados quando você conta com ajuda profissional. Os corretores ajudam a identificar pontos positivos e negativos de cada imóvel e seguir para a próxima etapa: as documentações de comprador e vendedor.
Semana que vem continuaremos a falar sobre este assunto mais especificamente sobre a documentação!