Como dissemos, uma obra tem início muito antes de que qualquer atividade construtiva seja feita no terreno. Afinal, é preciso organizar uma série de itens para que a sua construção seja realizada dentro da legislação e também de acordo com as normas técnicas da engenharia e da arquitetura.

Separe a documentação necessária

É importante que esse passo seja feito de maneira correta. Se a sua obra for pega na fiscalização do governo, ela poderá ser interditada – e você terá de arcar com multas e outras dores de cabeça.

O primeiro passo é verificar a documentação do terreno. Caso esteja tudo ok, será preciso ir até a Prefeitura da sua cidade para confirmar quais são os documentos necessários para construir no município, afinal, cada governo municipal possui suas próprias legislações

De uma forma geral, você precisará reunir:

  • Matrícula do imóvel: garante que o terreno onde irá construir está legalizado e regularizado;
  • Alvará de construção: o terreno e o tamanho da construção devem seguir as regras do município. Somente após a aprovação do projeto é que será expedido o Alvará;
  • ART (Anotação de Responsabilidade Técnica): prova a ligação entre o profissional e a obra que será realizada.
  • Habite-se: é o certificado de conclusão da obra;
  • Registro de imóvel: registro de imóveis para registrar que houve a construção de um imóvel naquele terreno;
  • Cadastro do imóvel na prefeitura: cadastro para que seu imóvel receba uma numeração de cadastro e passe a ficar totalmente legalizada.

Contrate um profissional

Para que a sua obra esteja legalizada é importante a presença de um engenheiro ou arquiteto responsável. Essa é uma etapa fundamental. Sem esse profissional, você não conseguirá regularizar a sua obra junto à Prefeitura, e poderá ter de paralisá-la caso seja pega em uma fiscalização (o que é bastante comum).

Então, não queira economizar nessa etapa. Pesquise bastante e encontre um bom profissional, que tenha conhecimentos técnicos, experiência e que compreenda os seus desejos, sabendo traduzir tudo isso no projeto da sua nova casa.

A contratação do profissional vai evitar que seu imóvel sofra com várias questões estruturais, elétricas, hidráulicas ou até mesmo de segurança.

Outra vantagem de contar com uma ajuda especializada é a economia. Afinal, o profissional saberá estimar melhor quanto de material você terá de comprar, evitando o desperdício ou a necessidade de refazer algumas etapas.

Além disso, esses profissionais também acompanharão a evolução da obra, fiscalizando a execução dos serviços e garantindo que tudo está sendo feito de acordo com o planejado.

Para te ajudar nessa tarefa, o site do GetNinjas reúne os melhores profissionais para sua obra. São diversos serviços disponíveis na plataforma. Solicite já o seu orçamento!.