Depois de contratar o engenheiro ou arquiteto responsável e executar o projeto, é hora de planejar o seu orçamento. Se você não tem experiência com obras, o profissional poderá lhe ajudar a estimar os seus gastos.
O ideal é sempre trabalhar com uma margem de 10% a mais, garantindo que você terá dinheiro para lidar com imprevistos ou outros problemas que possam ocorrer.
Levante todos os custos da obra
Como dissemos, nessa fase o profissional poderá lhe ajudar, estimando os custos totais da obra. Isso significa não apenas o que você gastará com material de construção, mas também: custo do projeto, mão-de-obra para cada etapa, despesas com a regularização e documentação, impostos etc.
Não se esqueça de adicionar os valores com o pós-obra, como limpeza, aluguel de caçamba, remoção de entulhos e também os itens de acabamento e decoração, como metais e iluminação.
Monte uma planilha de gastos
Ao longo da construção, é importante ir acompanhando o quanto você está gastando e se esse valor está de acordo com o planejado. Por isso, monte uma planilha que ajude você a realizar essa gestão dos gastos.
Faça uma boa lista dos materiais de construção
Estimar corretamente o quanto será usado de material de construção em cada etapa da obra é fundamental. Por isso, divida adequadamente a sua obra em etapas e saiba o que cada fase necessitará – sempre considerando uma margem a mais para possíveis erros ou perdas.
Outra dica importante é pesquisar os preços dos itens, buscando comparar as ofertas e encontrar promoções.
Tenha um cronograma de obras
Outro aliado importantíssimo do seu orçamento é o cronograma de obra. Ele indicará todas as etapas necessárias para a sua construção e ajudará a gerenciar melhor a obra, incluindo todas as etapas e atividades que devem ser feitas, com a data estimada de conclusão de cada uma delas.
Liste as atividades
O primeiro passo para montar o cronograma é listar todas as atividades necessárias para a sua construção.
Depois será preciso criar uma sequência para essas etapas. Essa é uma parte que exige conhecimento técnico. Afinal, é preciso saber qual passo deverá ser feito antes para que o próximo possa ser realizado.
Estime a duração das atividades
Esse é um ponto que merece cuidado, já que muitas questões podem influenciar no andamento de uma obra, como o clima, a quantidade de chuvas, a disponibilidade dos profissionais e até a sua capacidade financeira de arcar com a construção.
Nesse primeiro momento, o profissional poderá lhe ajudar estimando um tempo médio das atividades e o sequenciamento das mesmas, se baseando nas horas empregadas em outras obras semelhantes.
Controle o cronograma
Isso significa acompanhar o trabalho das equipes, garantindo que a produtividade está de acordo com o planejado.
Conforme a obra for avançando, lembre-se de atualizar o cronograma, indicando os prazos realizados e recalculando a data de finalização.