Esquadrias é o nome genérico usado em projetos para descrever portas e janelas e tudo que os compõem, como batentes e folhas. Costumam corresponder entre 9% a 18% do valor total da obra.
Elas precisam ser escolhidas com bastante cuidado, considerando a durabilidade do material e também as funções que o elemento terá no espaço, como proteger do sol e da chuva, isolar acusticamente, decorar, etc.
Esquadrias de alumínio e aço
Esse tipo é o mais popular. As esquadrias de alumínio são resistentes à oxidação e podem ser instaladas em locais de maresia. Já os modelos de aço são mais baratos, porém duram menos.
Nas de alumínio, os perfis devem ser protegidos por pintura ou anodização. As de aço-carbono precisam de tratamento superficial (revestimento ou pintura) que garanta desempenho mínimo contra corrosão.
Madeira e PVC
As esquadrias de madeira costumam aparecer em locais mais nobres, porém elas têm um custo elevado e exigem manutenção. As características desse tipo variam de acordo com o tipo de madeira usada.
Já as de PVC são mais caras, porém oferecem melhor isolamento termoacústico, além de exigirem baixa manutenção.
Principais tipos de esquadrias
Além do material, as esquadrias também podem variar conforme a abertura:
- de abrir: está entre os modelos mais comuns de portas e janelas. Existem modelos com regulagem da passagem de ar, mas, em geral, não permitem o controle da ventilação;
- de correr: permitem o controle do fluxo de ventilação e não se movem com o vento, além de terem uma manutenção simples e alta durabilidade;
- basculante: exige pouco espaço e há controle do fluxo de ar, mas o uso de cortinas é prejudicado;
- pivotante: é uma porta mais elegante e bonita, dispensando dobradiças e ficando fixa no batente com 2 pivôs que faz movimentos giratórios. Costuma ser usada na entrada da residência e tem larguras maiores que o padrão;
- camarão: tipo de porta parecida com o modelo sanfonado, porém com apenas 3 dobradiças e com folhas mais espessas. É indicada para ambientes pequenos;
- balcão: porta que abre para sacadas, terraços ou varandas. É composta por 2 folhas com ventilação que são instaladas do lado de fora e mais 2 folhas do lado de dentro que trazem iluminação ao ambiente.
- veneziana: porta que permite a ventilação nos ambientes, pois tem várias aberturas horizontais. Mais usada em sacadas ou locais sem muita circulação de ar.