Os revestimentos garantem conforto e melhoram a decoração dos ambientes e podem ser usados nos pisos e nas paredes. Para que o acabamento tenha boa qualidade, é importante se atentar ao reboco, emboço e chapisco.
O chapisco é a camada mais grossa e áspera de argamassa aplicada sobre a parede diretamente em contato com os tijolos. Ela dá à parede mais atrito para que possa receber as camadas seguintes de revestimento e acabamento, segurando o material com aderência.
O emboço faz com que a superfície da parede se torne mais nivelada, permitindo a aplicação correta do reboco, além de favorecer à impermeabilização da parede. Geralmente é composto por água, cimento, areia e cal.
O reboco é a etapa final de acabamento com argamassa. Depois dele, a parede deverá ficar plana e lisa para receber as camadas de tinta ou a aplicação dos revestimentos.
Veja algumas opções de revestimentos:
Porcelanatos
Podem ser usados nos pisos ou nas paredes. Eles são uma variação da placa cerâmica, mas com um processo de fabricação diferenciado, além do uso de matérias-primas com baixa absorção de água. É possível encontrar versões com diferentes tipos de acabamento, como natural, polido ou esmaltado.
Cerâmicas
Também existem versões para piso e paredes. São mais baratas que os porcelanatos, com diferentes possibilidades estéticas e maior resistência à dilatação térmica. Além disso, são fáceis de limpar.
Pastilhas
Existem pastilhas de cerâmica e de vidro. As de vidro são bem duras, usadas em piscinas e fachadas. Podem ser compradas em placas e colocadas em papel kraft ou telas.
As de cerâmica são um conjunto de placas porcelânicas com alta dureza e baixo índice de absorção de água. É possível encontrar com dois tipos de acabamento: natural ou esmaltada.
Além desses, ainda existem outras opções, como: pedras naturais (piso e parede), pisos cimentícios, ladrilhos hidráulicos (paredes), pisos laminados, pisos vinílicos, pintura epóxi, entre outros.