As instalações são aqueles itens que devem ficar dentro das paredes e por onde passarão as redes elétricas e hidráulicas.

Hidráulicas

A instalação hidráulica é responsável pelo abastecimento de água no imóvel. Tudo começa pela instalação da caixa de água, que deve estar no ponto mais alto da residência. Caso não seja possível, a distância mínima deverá ser de 1,2m em relação ao chuveiro.

A partir daí será preciso fazer conexões da caixa até o hidrômetro, com diversas tubulações.

A melhor forma de planejar tudo isso é com a planta hidráulica, feita pelo engenheiro responsável pela obra. Também é essencial contar com materiais de qualidade e mão-de-obra qualificada e especializada, como encanadores e bombeiros hidráulicos.

Esses profissionais atuarão em dois momentos: passando os canos e deixando os pontos de abertura no chão e nas paredes. Na sequência, o pedreiro volta em cena realizando os acabamentos como pisos e azulejos ou pintura. Depois, os encanadores fazem a instalação dos vasos sanitários, pias e lavatórios, torneiras e misturadores, etc.

Para escolher os materiais certos, considere: a resistência e o material da tubulação (metal ou PVC, sendo esse último a versão com maior vida útil e menor resistência à temperatura) e o reconhecimento da marca.

Veja algumas dicas que podem ajudar:

  • instale um registro por ambiente onde houver pontos de água;
  • use o mínimo possível de conexões. Elas diminuem a pressão de água e podem criar pontos de acúmulo que culminam em vazamentos;
  • escolha tubos e conexões do mesmo fabricante;
  • sempre guarde os materiais hidráulicos na horizontal antes de usá-los;
  • teste cada instalação antes de fechar a parede ou fazer o contrapiso;
  • antes de fazer o reboco, desenhe ou fotografe as instalações para ter certeza de onde estão passando os canos.

Elétricas e Iluminações

O projeto elétrico representará graficamente onde estarão as futuras instalações elétricas no imóvel, indicando os pontos de iluminação, tomadas, interruptores, circuitos elétricos, posição do quadro de distribuição e dos dispositivos de proteção.

Ele deve ser produzido antes da construção pelo engenheiro elétrico e suportar o uso de todos os aparelhos e eletrodomésticos, como ar condicionado, máquinas de lavar, chuveiros, televisores, etc.

Na fase de vedação, o eletricista deverá ser chamado para passar toda a fiação pelas paredes. Depois que o acabamento for feito, ele retornará à construção para finalizar o processo, instalando as tomadas, os interruptores e também os aparelhos e eletrodomésticos.

Se a instalação elétrica não for bem feita e dimensionada, é possível sofrer com vários problemas, como fuga de corrente, sobrecarga e curto-circuito, aumentando os riscos de incêndio. Por isso, contrate profissionais habilitados e use materiais de qualidade.